A Igreja ao serviço da família

/
0 Comentários
A FAMÍLIA nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Muitas famílias vivem esta situação na fidelidade àqueles valores que constituem o fundamento do instituto familiar. Outras tornaram-se incertas e perdidas frente a seus deveres, ou ainda mais, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, por fim, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamenta.

Consciente de que o matrimónio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimónio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projecto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimónio e da família. (Familiaris Consorcio).

É pois, tarefa da Pastoral Familiar acompanhar e apoiar as famílias em todas as fases da sua formação e do seu desenvolvimento, em todas as estações da vida, desde a preparação para a Matrimónio. A pastoral Familiar é uma dimensão essencial da evangelização e é transversal aos outros sectores. (Carta Pastoral: A beleza e alegria de viver em família).

 equipa de Pastoral Familiar 

Na nossa paróquia de Leiria, a equipa da Pastoral Familiar é constituída pelos seguintes casais:

- Maria João Brasileiro Alves Pedrosa
- Rui Manuel Domingues Pedrosa
- Lucília Maria Martins Bernardino da Silva
- David José da Silva
- Sónia Cláudia Amado Vieira
- Aurélio Soares de Matos Tábuas
 - Maria Isabel de Jesus Coelho da Silva Agostinho
- José da Silva Agostinho